Gagueira

  
 
Gagueira
 
 Também chamada de disfemia, a gagueira é um distúrbio que se caracteriza por interrupções na fluência verbal. Essas interrupções vêm acompanhadas por repetições ou prolongamentos, audíveis ou não, de sílabas e sons. Essas alterações na fala não são controladas e podem vir acompanhadas por medos, insegurança, irritação, excitações etc.
 
 
São conhecidos dois tipos de gagueira, a gagueira adquirida e a gagueira do desenvolvimento. A gagueira adquirida, também chamada de gagueira neurogênica, é rara e pode ocorrer após um derrame, um traumatismo craniano etc., ou seja, casos em que o cérebro tenha sofrido algum prejuízo.

 
Já a gagueira do desenvolvimento é considerada um distúrbio comum, que surge, na maioria das vezes, entre os dois e cinco anos de idade. Esse tipo de gagueira não apresenta causa conhecida. Na maioria dos casos, a gagueira prejudica a capacidade do indivíduo de se comunicar, podendo gerar problemas econômicos, sociais e psicológicos, lembrando que muitas pessoas portadoras desse distúrbio tornaram-se pessoas célebres como Winston Churchill, estadista britânico, e Charles Darwin, naturalista britânico.
 
 
 
O tratamento da gagueira é feito com fonoaudiólogos e psicólogos, profissionais que dispõem de técnicas e procedimentos específicos para tratar esse distúrbio, podendo esse tratamento ser feito em qualquer idade. Alguns especialistas acreditam que não há tratamento que cure a gagueira, afirmando que os tratamentos disponíveis promovem uma diminuição significativa da gagueira, podendo permanecer algum vestígio, ainda que discreto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário