Apenas quando uma criança demora a adquirir a fala é que os pais e os educadores realmente se apercebem da complexidade desta atividade que acontece em condições normais.
Cada criança tem um ritmo próprio a nível de desenvolvimento da sua expressão oral, no entanto os pais e educadores devem estar atentos caso estas situações ocorram:
- A criança entre os 12 e os 24 meses que não apresenta um vocabulário espontâneo e uma aparente compreensão das palavras e ordens simples;
- A criança com 24 meses que ainda não começou a pronunciar as suas primeiras palavras;
- A criança com 3 anos que ainda não constrói pequenas frases de duas ou três palavras;
- A criança que após os 4 anos de idade ainda utiliza uma linguagem imperceptível para as pessoas que não são do seu círculo mais íntimo.
A linguagem tem implicações no desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional e social de cada criança, por isso caso existam desvios ou atrasos na linguagem, é aconselhável consultar um especialista (fonoaudiólogo ou terapeuta da fala).
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