terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como a psicologia infantil ajuda a criança?

A psicologia infantil poderá  ajudar a criança a se restabelecer numa realidade mais saudável e também orientará os pais para a continuação do processo de melhora em casa. Conheça um pouco mais!
 
 
Para não ficar matutando meses a fio, deixando o problema piorar é que existe a psicologia infantil onde estudos e técnicas específicas de psicoterapia infantil facilitam que o psicólogo infantil se comunique com a criança e procure entender o que se passa com ela. Inicialmente é feita entrevista com os pais. Depois a criança é convidada participar de “brincadeiras” que na realidade são técnicas próprias para obtenção de informações sobre o estado emocional da criança e intervenção psicológica.
 
 
O psicólogo infantil, além de sua vocação para lidar com crianças, é treinado para oferecer um ambiente onde ela se sinta segura. A forma de falar, o tom, as palavras que ele usa são todas muito bem elaboradas para criar um ambiente de acolhimento e confiança. O cuidado deve ser extremo pois as crianças tendem a responder afirmativamente a perguntas dirigidas e passam a incorporar a própria resposta.
 
 
Por exemplo, se você perguntar se ele está chorando porque o coleguinha bateu nele será muito provável que ele responda que sim, mesmo que não seja esse o motivo, pois alguma vez algum coleguinha já deu algo parecido com tapinha e, assim que  você fizer esta pergunta, ele lembrará deste episódio e responderá que SIM, mesmo que este tapinha não tenha a nada a ver com o choro atual. E o pior, poderá  acreditar que está chorando devido à isso.
 
 
Outro motivo é a capacidade de aprendizagem da criança – enorme. E ela pode aprender tudo o que ouve. Se tiver adultos falando muita bobagem (inverdades)  por perto, e falam mesmo, ela absorverá cada uma destas coisas como fatos indiscutíveis. Os adultos podem perceber tons de ironia mas a criança leva tudo ao pé da letra, e uma palavra errada perto de uma criança, mesmo que ela esteja com cara de distraída, será ouvida e absorvida em seu repertório de “verdades”. Se alguém passar a falar mal de sua mãe por alguma questão específica e não envolvendo sua qualidade no trato com a criança, ela pode considerar que a mãe é uma péssima pessoa e passar a rejeitar a mãe.
 
 
A psicologia infantil poderá  ajudar esta criança a se restabelecer numa realidade mais saudável e também orientará os pais para a continuação do processo de melhora em casa.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!

Bom dia!!!

Desejamos a todos os amigos e pacientes um ótimo dia! Venha conhecer a filial Barra da CTIM! Ela fica no Shopping Via Parque, próximo ao ponto do BRT.
Esperamos você lá!
 
 
Agora nós temos atendimento com Terapeuta Ocupacional!
Marque sua consulta!
 
 
 
 
Aproveite cada momento do seu dia! Até amanhã pessoal!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dúvidas com a escolha da profissão?

Responda a este teste elaborado com a consultoria do psicólogo Paulo Camargo, especializado em orientação vocacional, e descubra sua área de maior interesse. Necessitando de orientação, entre em contato conosco!
 
 
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/testes/tira-duvidas-profissao.shtml
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Educar para Crescer
 

Bom dia!!!

Desejamos a todos os amigos e pacientes um ótimo dia! Venha conhecer a filial Barra da CTIM! Ela fica no Shopping Via Parque, próximo ao ponto do BRT.
Esperamos você lá!


Agora nós temos atendimento com Terapeuta Ocupacional!
Marque sua consulta!




Teremos um enorme prazer em recebê-lo! Venha nos conhecer!

sábado, 27 de setembro de 2014

A importância de estimular o seu filho

O que alguém aprende ou deixa de aprender na infância pode afetar suas habilidades no futuro? Confira a resposta a esta questão!
 
 
Avanços na tecnologia do mapeamento cerebral permitem aos cientistas, como nunca, estudar o desenvolvimento do cérebro em mais detalhes. Tais estudos indicam que os primeiros anos de uma criança são essenciais para o desenvolvimento das funções cerebrais necessárias para lidar com informações, expressar emoções de forma adequada e tornar-se eficiente na linguagem. As conexões neurais são formadas muito rapidamente nos primeiros anos de vida.
 


O cérebro aumenta sensivelmente em tamanho, estrutura e função durante os primeiros anos de vida. Num ambiente rico em estímulos e incentivos ao aprendizado, as sinapses se multiplicam, criando uma ampla rede de conexões neurais, que dão origem ao pensamento, ao aprendizado e ao raciocínio.
 


 O que pode acontecer é que, quanto mais estímulo o cérebro infantil recebe, mais células nervosas são ativadas e mais conexões são criadas entre elas. O interessante é que esse estímulo não é simplesmente de origem intelectual, adquirido quando se está presenciando acontecimentos, quando se obtêm informações ou quando se exercita a linguagem.
 
 
Os cientistas constataram que o estímulo emocional também é necessário. Pesquisas indicam que se criam menos conexões neurais em bebês que não são abraçados, acalentados, emocionalmente estimulados ou com os quais não se fazem brincadeiras. Bebês sem o estímulo adequado talvez não se desenvolvam tanto quanto outros!
 
 
Procure mais orientações com nossa Terapeuta Ocupacional!
 Esperamos você no nosso consultório!
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

As bases essenciais para habilidades motoras finas

A coordenação motora fina é usada para manusear pequenos objetos, coisas que necessitam uma maior delicadeza. Depois poderá ser usada para escrever, costurar, pintar. Vamos conhecer as suas bases essenciais?
 
 
Em primeiro lugar, a criança precisa de uma boa base postural - os músculos maiores de ombros e tronco que estabilizam o braço para que os dedos fiquem livres para se mover. Quando essa base é frágil, a criança pode apresentar dificuldade para segurar o lápis para colorir, desenhar, escrever e, ainda:
 

- pouca graduação de força na escrita
- não tem controle postural suficiente para manter a escrita
- pode ocorrer uma grande tensão no ombro(cintura escapular)
- cansa facialmente
- dores na região pescoço e ombro.
- lentidão dos movimentos
 
 

 Uso do lápis ou uma tesoura de uma forma inadequada pode ocorrer devido uma pobre estabilidade da cintura escapular e dos grandes músculos do tronco. Para a criança com pobre estabilidade na cintura escapular precisa de uma grande quantidade de esforço nas habilidades motoras finas.
 
 
 
Em segundo lugar, a criança precisa de uma boa percepção tátil(também conhecida como a percepção ao toque).Se você não está recebendo um bom feedback dos seus dedos, é difícil uma boa precisão dos movimentos dos dedos. Exemplo: lavar os pratos com uma luva de borracha ocorre uma sensação estranha e também bastante difícil perceber e controlar os movimentos das mãos e dedos.

 

 Quando uma criança tem uma base fraca de percepção ao toque, parece que ele está fazendo tudo com luvas de borracha. Não há, provavelmente, nada de errado com as mãos e dedos, mas seu cérebro está com dificuldade de processar as informações de suas mãos corretamente e desenvolvimento motor não é o ideal.    
 
 
 
Coordenação Bilateral é a capacidade de usar os dois lados do corpo em conjunto de forma coordenada. Algumas habilidades motoras finas, funcionam de maneira coordenada e precisa, como amarrar o cadarço do tênis, cortar com tesoura, e apertar um parafuso.
 
 
Finalmente, os músculos da mão precisam aprender a trabalhar maneira precisa. Assim a Mão tem a função Essencial é o quarta base para habilidades motoras finas. Intimamente relacionado posição do antebraço e punho, principalmente mobilidade dos dedos indicador e polegar e estabilidade dedo médio.
 
 
Procure mais orientações com nossa Terapeuta Ocupacional!
Marque sua consulta agora mesmo!
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!

Usa muito o fone? Veja 5 dicas para cuidar da saúde de seus ouvidos

Fones de ouvido são acessórios praticamente indispensáveis para a vida de muitas pessoas. O problema é que nem todas as pessoas sabem ao certo como escolher um bom fone e como cuidar para que ele não acabe afetando a saúde dos seus ouvidos. Confiram as nossas dicas!
 
 
São companheiros fiéis para aqueles que não vivem sem curtir suas músicas prediletas, seja em casa, no trabalho, em uma saudável caminhada ou até mesmo em um momento relaxante antes de dormir.
 
 
 Na maioria das vezes, somos influenciados pela marca – constantemente associada com artistas famosos – ou aparência do acessório, deixando suas especificações e características de lado.
 
 
 
Caso você não queira ter problemas auditivos em poucos anos, é essencial ficar atento às dicas abaixo.
 
 
1) Trate bem os seus ouvidos!

De nada adianta comprar o melhor fone do mundo caso seus ouvidos estejam danificados e não possam usufruir de toda a sua capacidade. Você sabia que ficar uma hora perto de um secador de cabelos ligado já pode ser o suficiente para causar danos no seu sistema auditivo? E que o mesmo acontece com quem escuta músicas em fones “piratas” com o volume no máximo?
 
 
Embora seja um conselho um tanto clichê, é sempre importante alertar as pessoas sobre os males de se ouvir sons muito altos; por isso, nada de volume máximo. Caso trabalhe ou habite em um lugar com muitas perturbações sonoras, compre um protetor e utilize-o sempre que puder.
 
 
Além disso, vale lembrar que manter a higienização correta também é de suma importância para a sua audição. Diferente do que a cultura popular afirma, não é uma boa ideia utilizar hastes de algodão para limpar seus ouvidos, já que eles podem empurrar resíduos para o fundo de seu canal auditivo. O ideal é apenas massageá-los levemente com uma toalha, após molhá-los delicadamente durante o banho.
 
 
2) Escolha um bom fone!

Já dizia o clássico ditado: “O barato sai caro”. Hoje em dia, é extremamente fácil encontrar bons modelos de fones por preços bastante acessíveis – como R$ 40 ou R$ 60. Por isso, não há mais desculpas para usar acessórios de procedência duvidosa e baixa qualidade.
 
 
No que diz respeito ao estilo dos fones, a escolha vai depender intimamente de seu gosto pessoal. Na dúvida, tente evitar os intra-auriculares (também conhecidos pelo seu nome original, in-ears), já que podem causar o mesmo problema das hastes de algodão.
 
 
Se você está sempre em movimento e planeja ouvir música enquanto anda, junte o útil ao agradável e escolha um fone esportivo do tipo over the ear (que cobrem toda a orelha). Além de serem confortáveis e baratos, costumam oferecer excelente qualidade sonora sem danificar seu canal auditivo.
 
 
3) Frequência é mais importante que decibéis

Preste atenção na embalagem de um fone e atente-se às suas especificações técnicas. Esqueça a ideia de escolher um que tenha mais decibéis – o que mais importa para a qualidade do som é a frequência (medida em Hz). Quanto maior a frequência, maior é a capacidade do aparelho em reproduzir a música com clareza e sem distorções – quem já testou um fone e teve a impressão de que a banda estava tocando ao vivo ao seu lado sabe do que estamos falando.
 
 
Uma boa faixa de frequência é de 15 a 22.000 Hz ou de 20 a 20.000 Hz. Obviamente, acessórios que tenham mais poder neste quesito serão um pouco mais caros; logo, pesquise bem e estude aquele que trouxer um melhor custo-benefício.
 
 
4) Noise Cancel não é tão importante assim
 
O popular recurso Noise Cancel – que cancela todos os sons externos – costuma ser encarado como uma tecnologia milagrosa para os fones de ouvido e que não pode faltar em um acessório de um verdadeiro amante da música. Infelizmente, não é bem assim.
 
 
Além de serem relativamente mais caros, fones com Noise Cancel foram feitos para situações de ruídos extremos – logo, a menos que você more ao lado de uma metalúrgica ou clube noturno, é muito provável que esse recurso seja pouco útil para você. Sem contar que nem sempre é bom não ouvir os sons externos, principalmente se você estiver na rua: já imaginou como seria ruim não escutar o barulho de uma sirene ou buzina enquanto atravessa uma avenida movimentada?
 
 
5) Cuide bem dos seus fones

E é óbvio que, já que você teve tanto cuidado para comprá-los, você também deve ter cuidado para limpar e fazer manutenções periódicas em seus fones. Para higienizá-los, use uma flanela levemente umedecida com água ou um pouco de ar comprimido, que pode ser encontrado com facilidade em mercados e lojas especializadas.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: TecMundo
 
 
 
 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Adaptações para os Materiais Escolares

A tecnologia assistiva é um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
 
 
Não deve se voltar unicamente a promover uma habilidade no aluno, fazendo com que ele realize tarefas como as de seus colegas. A TA (Tecnologia Assistiva) na educação será o meio pelo qual esse aluno possa fazer do seu jeito e assim ele se tornará ativo no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos.


 Dicas de algumas adaptações de jogos e materiais escolares:


 Jogos Variados
 
Jogos utilizados em sala de aula também podem sofrer adaptações para que o aluno consiga participar com autonomia.






Jogos das Cores
 
Confeccionados com tampinhas coloridas, caixa de papelão, papel contact, velcro, folhas coloridas e latas revestidas de cores. O aluno brinca fazendo a correspondência das cores e depois pode explorar outros conceitos como quantidades.
 

 
 
 
Jogos de Matemática
 
Tampinhas, cartões plastificados, velcro e desafios matemáticos.
 
 
 
Jogos de Leitura e Escrita
 
Caso o aluno se canse muito ou não consiga escrever utilizando o lápis ou a caneta, mesmo, adaptados, poderemos pensar em outras soluções para a escrita. Levando em conta à habilidade de preensão do aluno e também ao seu controle motor.
 

 
Engrossadores de Lápis

Pode ser feito com espuma macia, emborrachados(EVA),uma bola de borracha encontrada em farmácias e que faz parte do “sugador de leite. Podemos confeccionar engrossadores de lápis, pincéis, giz de cera, rolo para pintura e tubo de cola colorida, utilizando esponja.
 
 
 
 
 
 
Quer saber mais? Clique AQUI!
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Eliane Ramos