quinta-feira, 21 de agosto de 2014

13 coisas que você não deve dizer ao seu filho

Nem sempre a mensagem que os pais passam é aquela entendida pelas crianças. Saiba como e por que é preciso escolher bem as palavras antes de dar broncas e falar com o seu filho.
 
 
"Que ideia mais besta! Você não vai conseguir fazer isso!"                            
 
Não desencoraje seu filho!

 "E se a gente fizer um carro movido à energia do vento, pai?". "Acho que queria fazer moda, mãe!". Confrontados com ideias mirabolantes ou desejos que não são os mesmos deles, os pais muitas vezes soltam frases que desencorajam os filhos e que podem acabar com os sonhos deles.


 Quando o pai corta abruptamente a ideia que surge do momento de pró-atividade da criança, com frases como "que coisa mais idiota, filha!", ela passa a preferir não comentar as ideias - ou mesmo não ter ideias nenhuma, já que os pais acham que é tudo bobagem.


 Outras frases como "você não vai ter coragem de pular de asa delta" ou "Imagina, isso aí não vai dar dinheiro, pode procurar outra profissão" também entram nessa categoria: em todas elas, os pais mostram uma descrença na imaginação, habilidades ou vontades dos filhos, que não só desmotivam a princípio, mas também podem comprometer a criatividade.


 Tanto para a psicóloga Rosana Augone quanto para a educadora Andrea Ramal, vale praticar um pouco de distanciamento antes de ir podando as ideias dos filhos e contornar a situação tentando levá-los a entender o seu ponto de vista. "Faça de conta que está falando com o filho do seu amigo. Você jamais falaria para ele ‘isso é bobagem, sai disso!’, por respeito ao seu amigo. Você tentaria conversar, entender o porquê a criança está com aquela ideia, se ela realmente está apta para aquilo etc", explica Rosana.


 Para Luciana Fevorini, diretora escolar do Colégio Equipe, é preciso fazer perguntas para saber como essa ideia será executada e mostrar o caminho preciso para que o projeto dê certo. Mesmo que o produto seja um fracasso, a tentativa e a frustração do resultado não esperado também geram um aprendizado.


Fale de outro jeito: "Nossa, que ideia tão criativa! Como você pensou nisso? Será que você teria coragem? Você pensa mesmo se vai querer e quando tiver idade para isso, nós vamos fazer isso juntos"; "Você foi bem criativo, mas o resultado não ficou muito bom" .
 
Confira a amanhã a 6ª dica! Não perca!
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário