segunda-feira, 14 de abril de 2014

Verdades e Mentiras sobre os cuidados com a voz

Colocar um balde de água no canto da sala ... Tomar uma dose de conhaque antes do discurso ... Colocar própolis e gengibre na garganta .... Fazer chá a gargarejo de romã ...... Será que fazendo algumas destas coisas, você está cuidando da sua voz? Confira!
 
 
# Colocar um balde de água no canto da sala.

Essa prática não funciona. É indicada para quem fica em ambiente com ar-condicionado, mas é fora de propósito. O ar-condicionado prejudica a voz pelo fato de retirar a umidade do ambiente e, automaticamente, ressacar a pele como um todo, ressecar o corpo e a laringe. Geralmente, quem fica por muito tempo num ambiente com ar-condicionado está sempre tossindo, pigarreando... Atitudes que fazem com que as pregas vocais entrem em um brusco atrito. A única maneira de repor essa secura do ar é fazer a ingestão direta de água natural, a chamada hidratoterapia. Terapia que consiste em ingerir 2 litros de água por dia, uma média de 8 a 10 copos.
 
# Tomar uma dose de conhaque antes do discurso.

Errado! O conhaque, bem como o gengibre e o própolis, tem a propriedade de anestesiar as pregas vocais. "Se você tomar uma dose de conhaque ou mastigar um pedaço de gengibre, terá, no momento, uma sensação de alívio. É por isso que as pessoas dizem que tomam um gole de conhaque e falam melhor; essa sensação é real, mas é, também, circunstancial. Se você passar de uma dose para duas, três, quatro doses terá cada vez mais a sensação de alívio", explica Daniela Ruiz. Mas, segundo ela, durante essa sensação de alívio, você perde a sensibilidade e passa a falar de maneira abusiva. O mesmo procedimento acontece com as pastilhas e os sprays.
 
# Própolis e gengibre fazem bem à garganta?

Se a pessoa está passando por um processo infeccioso, o própolis é indicado, desde que ela não vá falar. O própolis e o gengibre têm um efeito antibactericida, isso é comprovado. Só que, por outro lado, eles anestesiam a prega vocal. Eles têm o mesmo efeito do conhaque.
 
# E as bebidas alcoólicas? fazem muito mal?
O álcool é a questão da anestesia. Em função dessa anestesia, você passa a abusar mais da voz, a falar mais alto, mais forte, porque você perde a sensibilidade.
# Chá e gargarejo de folha de romã fazem bem?

A folha de romã não tem nenhuma comprovação científica, então não é indicada.
 
 
# E o mel, é bom?

O mel proporciona uma sensação de alívio. No caso das infecções é bastante indicado. E não tem a propriedade de anestesia. Não há contraindicação, com exceção daqueles misturados com o própolis.
 
 
# Fumar prejudica a voz?

Basta dizer que o fumo é o principal causador do câncer de laringe.
 
 
# Gargarejo com limão e vinagre funciona?

Tanto o limão, quanto o vinagre, se usados a longo prazo, destroem a mucosa do caminho percorrido pela voz. Portanto, não devem ser usados.
 
 
# Água e sal: único gargarejo indicado!

O sal misturado à água se dilui e é a única substância que não destrói a mucosa do trato vocal (caminho percorrido pela voz), qualquer outra coisa destrói o trato vocal, a exemplo do vinagre e do limão. Ambos, se usados a longo prazo, são capazes de destruir a mucosa e o epitélio do trato vocal. "Quando eu falo trato vocal, estou me referindo ao caminho que vai da prega vocal até a boca", explica a fonoaudióloga.
 
 
# Comer uma maçã, limpa o trato vocal (caminho percorrido pela voz), ajuda combater a secura, além de ser adstringente e facilitar a articulação.
 
 
# Alimentos cítricos, como laranja e limão são bons para eliminar secreções.
 
 
# Leite e derivados devem ser evitados antes de falar em público, pois eles aumentam a secreção.
 
 
# Chocolate é contraindicado para quem usa muito a voz.
 
 
# Em vez de tossir ou pigarrear, prefira engolir e tomar bastante água. A tosse e o pigarro são hábitos vocais que podem prejudicar a voz, uma vez que o atrito brusco que ocorre nas cordas vocais, cada vez que tossimos, pode provocar a longo prazo os chamados popularmente de calos vocais.
 
 
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!

Fonte: Site do Colégio Estadual do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário