quinta-feira, 25 de julho de 2013

Perguntas Frequentes:Como é o disléxico na idade escolar?

 
O que caracteriza a dislexia é a dificuldade para decodificar os símbolos escritos e reconhecer imediatamente as palavras, tendo como consequência dificuldades na compreensão dos textos.
 
Com que idade pode ser feito um diagnóstico de dislexia. Quais profissionais fazem esse diagnóstico?
Podemos suspeitar a presença da dislexia desde cedo, principalmente na época da alfabetização, quando a leitura e escrita são formalmente apresentadas à criança. Um diagnóstico mais cuidadoso deve ser feito após um tempo de exposição ao aprendizado da leitura e da escrita.
 
 
Em geral , considera-se significativo um atraso de pelo menos dois anos entre a idade e o nível escolar (Van Houte, Estienne). Mas havendo sinais de dificuldades nas áreas de linguagem, um atendimento adequado deve ser iniciado antes mesmo da alfabetização.
 
 
Os profissionais que podem realizar este diagnóstico são fonoaudiólogos trabalhando junto aos psicólogos especializados no assunto. Quando necessário, podem ser solicitados exames complementares (neurológico, neuropsicológico, processamento auditivo central, neuroftalmológico).
 
 
Existem sintomas antes da idade escolar?
Alguns sintomas podem ser observados desde cedo, como dificuldades para se expressar oralmente, dificuldades em identificar rimas e sons nas palavras, compreender o que é falado, dificuldades na orientação de espaço e tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário