quinta-feira, 18 de julho de 2013

Papel, lápis e diversão! - Rótulo

 
 
Com apenas um pedaço de papel e um lápis ou caneta, é possível entreter as crianças nas férias. Esta brincadeira dá pra brincar dentro de casa, no apartamento, ou até mesmo no carro. 

Chame a família, os amigos e toda a criançada para brincar junto!
 
 

4. Rótulo

Idade: a partir de 8 anos
Número de participantes: 5 ou mais
 
 


Como brincar: Escreva em pequenos papéis diferentes "rótulos": "sou triste", "sou engraçado", "sou bravo". Cada jogador deve pegar um papel e grudá-lo na testa, sem olhar. Então, todos levantam e começam a circular. Cada jogador deve interagir com o outro de acordo com o que está na testa do outro. Da mesma forma, deve tentar descobrir o que está na sua testa por meio da reação dos outros.
 
 


O que desenvolve: "É uma brincadeira interessante para desconstruir estereótipos", diz a professora Maria Ângela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC. "As habilidades de dramatização e adivinhação também são trabalhadas".
 
 


Um toque a mais: A brincadeira é uma boa oportunidade para falar sobre posturas sociais. Converse, após a brincadeira, sobre como as crianças se sentiram ao serem "rotuladas". Será que fazemos isso no nosso dia a dia também?
 
 
 
Crédito: Bruno Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário