sábado, 20 de julho de 2013

Papel, lápis e diversão! - Forca

 
 
Com apenas um pedaço de papel e um lápis ou caneta, é possível entreter as crianças nas férias. Esta brincadeira dá pra brincar dentro de casa, no apartamento, ou até mesmo no carro. 

Chame a família, os amigos e toda a criançada para brincar junto!
 
 

6. Forca

Idade: a partir de 6 anos
Número de participantes: 2 ou mais
 
 


Como brincar: Para começar, um dos jogadores escolhe uma palavra e desenha no papel um risquinho para cada letra. O objetivo do outro jogador é adivinhar essa palavra, falando, a cada rodada, uma letra do alfabeto. Mas a cada vez que ele errar, seu bonequinho na forca vai ganhando um  novo membro (cabeça, corpo, duas pernas, dois braços). Se o bonequinho for completado, o jogador perde!
 
 


O que desenvolve: "Além de exigir vocabulário e trabalhar a concentração, essa brincadeira faz com que a criança estabeleça uma relação biunívoca entre as letras restantes e as possíveis respostas. Um ótimo exercício de raciocínio", explica a professora Maria Ângela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC.
 
 


Um toque a mais: Com o tempo, é possível brincar com palavras maiores (e, caso, for necessário, dar mais chances ao jogador que vai adivinhar). E que tal usar as palavras que você aprendeu no jogo do Dicionário para brincar de Forca?
 
 
 
Crédito: Bruno Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário