terça-feira, 16 de julho de 2013

Papel, lápis e diversão! - Detetive

 
 
 
 
Com apenas um pedaço de papel e um lápis ou caneta, é possível entreter as crianças nas férias. Esta brincadeira dá pra brincar dentro de casa, no apartamento, ou até mesmo no carro. 

Chame a família, os amigos e toda a criançada para brincar junto!
 
 

2. Detetive

Idade: a partir dos 8 anos
 

Número de participantes: 5 ou mais


Como brincar: Em pequenos papéis, escreva os nomes personagens envolvidos: um detetive, um assassino, e quantas vítimas forem os participantes extras. Dobre-os e sorteie entre os jogadores.
 


Todos devem ficar em um círculo, para que possam se olhar. O assassino deve matar as vítimas por meio de uma piscada de olho. A vítima, por sua vez, deve dizer "morri!".
 


 Enquanto isso, o detetive deve tentar descobrir quem é o assassino, apontar para o jogador e dizer "preso em nome da lei!".
 

A jogada acaba quando o assassino conseguir matar todas as vítimas ou quando o detetive o prende. Aí, é só fazer outro sorteio!
 
 


O que desenvolve: "Para a brincadeira funcionar, é preciso ter maturidade para respeitar as regras", aponta a professora Maria Ângela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC. "Além disso, a brincadeira desenvolve bastante as habilidades de observação e concentração".
 
 


Um toque a mais: É possível incrementar a brincadeira com novos personagens! O "beijoqueiro", por exemplo, pode ressuscitar uma vítima mandando um beijinho discreto. Também é possível jogar com uma dupla de "namorados" (quando um morre, o outro morre também). Que outros personagens mais é possível criar?
 
 
Crédito: Bruno Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário