terça-feira, 16 de julho de 2013

Entrada Franca - Espetáculo Infantil

Grátis Rio – Espetáculo infantil - Minotauro do Grupo Mosaicos

Grátis Rio - Espetáculo infantil - Minotauro do Grupo Mosaicos
Grátis Rio – Espetáculo infantil – Minotauro do Grupo Mosaicos
Minotauro – estreia dia 13 de julho, às 11h, no Museu da República Montagem voltada ao público infantil, dirigida por Fernando Maatz , tem música ao vivo para contar uma nova versão do mito e promete diversão para crianças de todas as idades. Estreia dia 13 de julho, às 11h, no Museu da República, no Catete. A entrada é franca!
 
 
 

Agabo, um jovem artista da Ilha de Creta, ao saber do concurso para retratistas, resolve participar fazendo o retrato de seu maior medo. De cara, ele decide que vai pintar a figura do Minotauro. Claro, é este seu maior medo desde a infância! Mas, para dar conta da missão, Agabo precisa entrar no labirinto de Creta. Será que ele vai conseguir o que nem Dédalo, o inventor do labirinto, deu conta? Só assistindo à peça infantil Minotauro para saber a resposta. Nova montagem do Grupo Mosaicos, Minotauro é de autoria de Luciana Zule, também atriz da peça, leva a direção de Fernando Maatz, e estreia dia 13 de julho, às 11h, no jardim do Museu da República.
 
 
 
Ao ar livre, a montagem reúne atores, um cantor lírico e músicos com instrumentos de sopro e cordas, a fim de proporcionar uma divertida viagem à Grécia Antiga. A ambientação cenográfica promete aguçar a imaginação do público. Os cenários, criados pela cenógrafa Danielle Geammal, recheiam de elementos desde o ponto de partida do espetáculo – o Coreto do jardim do Museu – até a gruta em que a aventura chega ao seu ponto alto, com direito até a uma espécie de labirinto de verdade! A temporada vai até 31 de agosto, aos sábados e domingos, às 11h. A entrada é grátis. A realização de Minotauro é fruto do Prêmio Myriam Muniz, da Funarte.
 
 
 
“Na minha infância, eu não perdia um episódio de O Minotauro com a turma do Sítio do Picapau Amarelo, programa de TV inspirado na obra de Monteiro Lobato. Desde então a escada do prédio onde eu vivia nunca mais foi a mesma. Todas as vezes que eu queria descer para brincar no play, tinha que passar pela aventura de entrar naquele labirinto de degraus e correr pelas escadas antes que Minotauro me alcançasse”, recorda-se a autora e atriz Luciana Zule. “Quando comecei a trabalhar como contadora de histórias, descobri que muitas crianças não sabiam o que era um labirinto. Lembrei-me de meus tempos de aventura, fugindo do temível Minotauro, mas também do prazer de encará-lo. Fiquei doida para trazer esta história para o teatro! Levei quatro anos para encontrar o fio da meada, até entender que só contar o mito era pouco, queria falar da experiência de ter um Minotauro só meu. Assim nasceu Agabo, um personagem inventado por mim para atravessar a história original do monstro de guampas, convidando a outros meninos e meninas a percorrerem o desconhecido labirinto da imaginação para encontrar seus próprios Minotauros”, completa.
 
 
 
Minotauro traz elementos da opereta, como o recitativo, dialogando com a narrativa oral, marca registrada do Grupo Mosaicos. Mas o lúdico será o próprio fio da Princesa Ariadne. É ela quem auxilia Agabo em sua aventura, servindo de metáfora para guiar as crianças pelos caminhos da curiosidade, vencendo medos e jogando com o desejo de ser herói. Seja na narrativa, nos adereços, na forma como a música instrumental é apresentada, com os próprios músicos sendo “personagens” da ilha de Creta, e, sobretudo, no espaço proposto para o espetáculo, o público será convidado a um jogo com o passado e o futuro. Afinal, Agabo descobre que Teseu está vindo para matar Minotauro, o que faz com que ele tenha que ser mais rápido que o herói, senão jamais descobrirá que cara tem seu medo.
 
 
 
O projeto prevê a presença de um intérprete de Libras em três apresentações durante a temporada, para que crianças com deficiência auditiva também possam usufruir das aventuras dos heróis gregos. “Sempre trabalhamos com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes acesso à música de concerto, de forma lúdica e vibrante. Repetimos a dose neste novo espetáculo, ampliando as possibilidades de criação”, conclui Luciana Zule.
 
 
 
Minotauro é um desdobramento do projeto Como ouvir os clássicos?, que o Grupo Mosaicos desenvolve de modo contínuo desde 2007 com diversos espetáculos de narração de histórias com música, realizados em uma série de espaços culturais. A motivação principal é levar crianças e adolescentes a terem acesso a referências literárias, musicais e culturais fundamentais para o desenvolvimento intelectual.
 
 
 
Sinopse: Minotauro conta a história de Agabo, jovem artista da Ilha de Creta, que ao saber de um concurso para retratistas, resolve fazer o retrato do seu maior medo desde a infância, o Minotauro. Agabo resolve tentar a quase impossível tarefa de entrar no Labirinto de Creta, onde quem entra não sai, pois nem o inventor do labirinto, Dédalo, sabe como se faz para entrar e sair dele, para descobrir que cara tem o seu medo. Para conseguir viver esta aventura, ele conta com a ajuda da princesa Ariadne e seu fio. Agabo descobre que Teseu está vindo para matar Minotauro, o que faz com que ele tenha que ser mais rápido que o herói, senão jamais descobrirá que cara tem seu medo.
 
 
 
Texto e Concepção: Luciana Zule

 Direção Geral: Fernando Maatz

 Minotauro – do Grupo Mosaicos. Direção: Fernando Maatz.

 Elenco: Maria Coelho, Luciana Zule e Eduardo Ramos. Músicos: Vinícius Castro (violão), Leandro da Costa (canto, percussão e flauta doce), Gretel Paganini (violoncelo), Rudi Garrido (flauta transversa e barroca)
 
Grátis Rio – Espetáculo infantil – Minotauro do Grupo Mosaicos

 Museu da República – Rua do Catete, 153.

 Telefone: 21 3235-3693.

 Horário: sábado, 13 de julho, às 11h.

 Lotação: 50 lugares. Duração: 60 minutos.

 Temporada: 13 de julho 31 de agosto

 Indicado para crianças a partir dos 5 anos.

 Entrada grátis. Retirada de senhas 1 hora antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário